quarta-feira, 30 de maio de 2012

Saudosismo: Escolinha do professor Raimundo

‘No arrrrr! Atenção passageiros com destino a diversão! Portadores de ficha em qualquer cor, e se piqueeeeee!!’
 Se vc lembrou do Galeão Cumbica, ótimo. Se não, bem, só pode significar duas coisas: ou eu estou ficando velho, ou nossa TV não anda muito boa... Mas calma cocada, o Ben Green orgulhosamente relembra a Escolinha do Professor Raimundo!!

Criado  em 1930, inicialmente para o rádio, o programa humorístico Escolinha da Dona Olinda se utilizava de um formato de sala de aula, sobre a direção do humorista Nhô Totico. Em 1952, surgiu o programa Escolinha do Professor Raimundo, onde o professor Raimundo Nonato (saudoso Chico Anysio), e outros três humoristas, faziam piadas dentro de uma fictícia sala de aula. Com um sucesso estrondoso, o quadro foi transferido para a TV Excelsior e depois para a TV Tupi, mas só na Vênus Platinada (Rede Globo), alcançou seu sucesso absoluto e se consolidou como programa.
O programa agradou tanto, que expandiu o número de alunos para 30, e se firmou durante 5 anos ininterruptos na programação, sendo exibido de segunda a sábado. Óbvio que a permanência no auge e tantos programas extrapolariam a criatividade e pouco a pouco, o programa começou a decair a qualidade, até ser definitivamente cancelado em 1995. Entre 1999 e 2000, houveram tentativas de reapresentá-la em teatros e no  programa Zorra Total, claro, sem o mesmo sucesso.
Posteriormente, outras tentativas de recriar o formato foram feitas, mas sem apresentar os mesmos resultados. Em grande parte, esses fracassos se devem aos grandes nomes do humor que passaram pelo programa, alguns em início de carreira e outros, já grandes estrelas da TV; ou ainda pela inconfundível e marcante atuação de Chico Anysio. De qualquer modo, o programa marcou uma geração, com bordões, frases célebres, personagens e estereótipos que marcaram a televisão e nossas  vidas. Abaixo, alguns atores e seus personagens famosos, na verdade os que eu gostava...

Antônio Carlos Pires - Joselino Barbacena;
Castrinho – Geraldo;
Cláudia Jimenez – Cacilda;
Costinha – Mazarito;
Lúcio Mauro - Aldemar Vigário;
Lug de Paula - Seu Boneco;
Mário Tupinambá - Bertoldo Brecha;
Orival Pessini – Patropi;
Orlando Drummond - Seu Peru, e a etrena voz do Scooby Doo;
Rogério Cardoso - Rolando Lero;
Sérgio Mallandro;
Rony Cócegas - Galeão Cumbica;
Tom Cavalcante - João Canabrava.

E muitos outros passaram pelo programa, o que garantiu várias reprises, DVDs, e uma nova repetição no canal fechado Viva.
Pra matar a saudade ou conhecer, seguem uns videozinhos show.



Por: Ben Green

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;