domingo, 29 de julho de 2012

Saudosismo: Douglas Yancey Funnie

E ae povos e povas, hoje comecei a assobiar e lembrei de Doug (fortes entenderão), e por que não falar sobre ele?

Doug é uma serie da Nickelodeon, foi o primeiro Nicktoon ( titulo dado para qualquer animação produzida originalmente pela Nickelodeon) produzido e exibido, estrelando um Doug Funny, um garoto de 11 anos. O  desenho foi originado de um livro, chamado: Doug Got a New Pair of Shoes (em português, Doug ganha um novo par de sapatos) escrito pelo criador da série Jim Jinkins e pelo escritor Joe Aaron. Em 1991, a série passou a ser produzida e transmitida na Nickelodeon.
Eu conheci Doug na fodastica saudosa TV CRUJ (Comitê Revolucionário Ultra Jovem), que salvou a minha noite e a de muita gente, apresentando desenhos da Disney .
Mas... opa! Mas Doug não é da Nickelodeon?
Calma pequeno gafanhoto, vamos chegar lá. u.u
A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A animação mostra a vida de Doug, dono de uma imaginação pra lá de fértil e sempre acompanhado de seu cão Costelinha e seu grupo de amigos. Mas como sempre, nem tudo são flores pra ninguém que é novato em alguma cidade e logo de cara já aparece alguém, Roger Klotz, o valentão da escola. A maioria dos episódios começa com Doug escrevendo no seu diário os fatos mais recentes de sua vida, e o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos.
Como tem muitos personagens com importância em Doug, vamos fazer um listão e poupar tempo.

 §  Doug Funnie (Douglas Yancey Funnie): É um garoto de 11 anos e meio. É o personagem principal. Ele mora com sua mãe, seu pai, sua irmã Judy e seu cachorro Costelinha na Rua Jumbo, 21, na cidade fictícia de Bluffington. Ele narra seu cotidiano ao escrever em seu diário todas as suas dúvidas, alegrias e tristezas. Ele tem um cachorro chamado Costelinha. Doug gosta de imaginar coisas, como o que poderia acontecer no futuro, também gosta de imaginar que é um super-herói chamado Homem Codorna, o agente secreto Smash Adams, o espião secreto Camaleão ou o aventureiro Race Canyon.
 §  Judy Funnie (Judith Anastasia Funnie): É a irmã de Doug. Ela tem cerca de 15 anos. Ela tem talento para a dramaturgia, às vezes age como uma atriz dramática e poética. Às vezes, age de modo rude com Doug, mas mesmo assim não deixa de ajudá-lo. Odeia quando Doug entra em seu quarto.
 §  Costelinha: É o cachorro de estimação de Doug. Algumas vezes age como um ser humano, só que não fala e é azul. Sua casinha de cachorro tem a aparência de um iglu. Ele tem habilidades como jogar xadrez e dançar. Costelinha mostra o valor de uma amizade fiel e desinteressada. Em todos os perigos que Doug enfrenta, ele está presente, seja na vida real ou na imaginação de Doug. Na imaginação de Doug, Costelinha é Cãodorna ou Costelinha Adams, o cão secreto.
 §  Theda Opal Funnie: Mãe de Doug, é a encarregada do depósito de reciclagem da cidade, tarefa esta que ela leva à sério demais.
 §  Phillis Phill Funnie: Pai de Doug, especialista em fotografia e um grande pensador.Tem a irritante mania de falar tudo em rimas em algumas ocasiões.
 §  Patti (Patrícia Maionese): É a melhor amiga de Doug. Doug é secretamente apaixonado por ela desde seu primeiro encontro com ela. Ela é inteligente, comportada e alegre. Ela é uma boa esportista, está sempre ganhando competições. Em certos episódios, parece corresponder à paixão de Doug.
 §  Skeeter Valentine: É o melhor amigo de Doug. Skeeter foi quem ensinou Doug a pedir um sanduíche no Honker Burger, quando ele tinha acabado de se mudar para Bluffington. Ele também ajudou Doug a aprender a dançar. Também mostrou ao Doug a banda do momento, Os Beets. Ele tem um irmão mais novo chamado Dale. Assim como Doug, Skeeter tem um super-herói preferido chamado Mosquito Prateado, paródia do Surfista Prateado de Stan Lee e Jack Kirby (confira uma matéria dobre tio Stan). Skeeter usa expressões como "Ho-Ho" ou "Legal, cara!". O pai dele tem um temperamento ruim e tem um vocabulário lento. Sua mãe é bondosa e calma.
 §  Dale Valentine: Irmãozinho do Skeeter. Ele tem 2 anos.
 §  Roger Klotz: É o rival de Doug, um valentão que juntamente aos seus amigos, atormenta Doug com brincadeiras de mau gosto, mas suas artimanhas sempre acabam se voltando contra ele. Ele mora com sua mãe e sua gata Fedida. E apesar de Roger implicar com Doug, ele às vezes se mostra um bom amigo. Como mostra em um episódio, ele tem uma grande paixão por Judy.
 §  Fedida: Gata de estimação do Roger. Nos primeiros episódios, Roger achava que era um gato, mas quando o animal ganhou filhotes, ele descobriu que era uma fêmea.
 §  Beebe Bluff: É amiga de Patti, Doug e Skeeter. Seu pai é o homem mais rico de Bluffington. Em um episódio, ela se mostra apaixonada por Skeeter. Mesmo sendo meio esnobe, procura ser justa com os amigos, tanto que em Doug O Filme, mandou que seu pai deixasse Doug e Skeeter em paz. Foi ela que deu a Doug seu primeiro beijo.
 §  Bill Bluff III: É o homem mais rico de Bluffington. É pai da Beebe. Ele é um descendente do fundador de Bluffington.
 §  Chalky Studebaker: É amigo de Doug. Ele gosta de praticar esportes.
 §  William Willy White: É filho do prefeito de Bluffington e amigo de Roger.
 §  Connie Benge: É amiga de Patti e Beebe. Tem uma quedinha pelo Doug.
 §  Boomer Bledsoe: É amigo de Roger e Willy.
 §  Al e Moo Sleech: Eles são irmãos gêmeos. Eles são inteligentes e se comunicam através de códigos de números. O pai deles é um fabricante de biscoitos.
 §  Fentruck: Aluno de intercâmbio vindo da Iakistônia, ficou amigo de Doug ao lhe pedir que escrevesse uma carta para sua irmã mais velha.
 §  Loretta Laqueen: Assim como Fentruck, sua família é de origem Iakistonesa. Skeeter acabou se apaixonado por ela, apesar de Doug, desconfiar a princípio que ela estivesse mentindo.
 §  Larry: Membro do clube de Audio Visual (AV) da escola. Depois de um pequeno desentendimento, ele e Doug ficaram bons amigos. Outros membros do clube AV sãoElmo,Lincolm e Brian. Seu primeiro nome no desenho foi Ralph.
 §  Sr. Bone (Lamar Bone): É vice-diretor da escola onde estudam Doug e seus amigos. Tem um olhar muito desconfiado com Doug, principalmente quando acontece algo de errado na escola. Ele não gosta quando os alunos da escola desobedecem regras.
 §  Robert White: É o primeiro prefeito de Bluffington. Mas tarde, ele se torna diretor da escola.
 § Sra. Wingo: É professora de Doug e seus amigos.Uma senhora gentil e compreensiva.
    § Sr. Shelap:É o orientador da escola, mas parece se importar mais em ouvir a própria voz do que os   outros.Dizem Al e Moo que eles são como são por causa dele.
 §  Sr. Dink (Buddy Dink): Milionário vizinho dos Funnies, vive as voltas com produtos recém comprados que claro, custaram muito caro, e servem basicamente para impressionar os outros; apesar disso, tem bom coração e é o melhor amigo adulto de Doug, vendô-o como a um filho. Mora com sua esposa, a Sra. Dink.
 §  Sra. Dink (Tippingdale Dink) É a esposa do Sr. Dink. Ela é séria, sorri poucas vezes, mas nunca ri das piadas do marido. Em um episódio, ela se torna a prefeita de Bluffington.Meio difícil de saber o que ela viu no Sr.Dink.

A série foi produzida numa parceria entre a Jumbo Pictures e a Ellipse Programmé para o canal pago Nickelodeon. Cerca de 52 episódios foram produzidos.
Em fevereiro de 1996, a Disney comprou a Jumbo Pictures (aha!) e iniciou uma nova produção de Doug, rebatizado inicialmente de Brand Spanking New! Doug, e depois renomeado mais uma vez como Disney's Doug. A Disney deu uma evoluída na serie, avançando a idade de Doug para 12 anos e meio, colocando novos personagens como uma irmã caçula pra Doug e remodelou alguns personagens.
Em 1999, depois de 65 episodios e um longa metragem, Disney's Doug foi cancelado.
Muitos fãs desaprovam essa fase de Disney de Doug, por causa das mudanças na estrutura da história, o diário menos valorizado que o original e Doug se tornam menos imaginativo.
Bom, eu também curto mais a fase Nickelodeon, maaaaaaaaaaaaaaaas, contudo, entretanto, todavia, porem acho essa fase Disney bem legal, ele ta crescendo simplesmente, pessoas mudam quando crescem. :P
E é isso. Comentem, reclamem, elogiem, se curtiu a matéria, indique a mais alguém, pois é nosso meio de alcançar cada vez mais pessoas e poder dividir nossas experiências, vivências e opiniões de merda!
   Vamos agitar o mundo pessoal!
 Por: Bergman Chan


Um comentário:

  1. Ó paí ó, dos melhores desenha que já vi. Consegue ser ácido, ridículo, hilário e emocionante, tratando temas sérios ou corriqueiros, tudo isso sem apelar para palavrões ou estereótipos da vanguarda animada americana. Inovação, simplicidade e sinceridade, num desenho épico q marcou e influenciou milhares!

    ResponderExcluir

;