sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Japoneria: Pokémon, Temos que pegar [parte 2]


Salve Pointistas, como prometido, a segunda parte de Pokémon!
"Esse meu jeito de viver
Ninguém nunca foi igual
A minha vida é fazer
O bem vencer o mal. "


Na ultima parte (Grandes Autores/Saudosismo: Temos que pegar! [parte 1]) falamos sobre o começo de Pokémon nos jogos e sobre seu autor Jackie Chan Satoshi Tajiri (cá pra nós, o cara parece!). Então vamos a segunda parte sem mais demoras!

Com o sucesso da franquia já estabelecido no Japão, já era hora de conquistar o ocidente, e essa invasão foi cuidadosamente planejada com antecedência. Antes de falar sobre a invasão um pouco sobre o anime.
Sobre o anime:
Conta a história de Ash Ketchum, da cidade de Palet, um jovem de 10 anos que sai em sua jornada para se tornar um mestre Pokémon.
Baseado nos jogos, Ash segue o mesmo protocolo:

Ir ao professor Oak (Carvalho)
Escolher um Pokémon
Viajar pelo mundo, enfrentando lideres de ginásio para conseguir entrar na Liga Pokémon e se tornar um mestre (e isso tudo com apenas 10 anos de idade!).

O anime não segue a história do game, apenas sua métrica, mesmo assim as batalhas ocorrem de maneira diferente, são mais empolgantes e dinâmicas.

Ash é um jovem super empolgado e com o sonho se tornar o maior mestre Pokémon de todos os tempos. Mas tapado como é no primeiro dia de sua jornada ele dorme demais e se atrasa para a escolha de seu Pokémon inicial. Chegando lá todos os três iniciais já foram escolhidos e só sobrou o Pikachu, que a principio não é nada dócil.

Durante sua jornada, ele conhece outros treinadores, muitas vezes de maneira inusitada (ex: Misty: roubando e quebrando a bicicleta, coisa extremamente normal), e vai descobrindo o mundo e novos Pokémon.

Hoje Pokémon está beirando os 800 episódios (perde só para Sazae-san que tem mais de 6  mil episódios), 14 filmes já lançados e 2 especiais para TV. Apesar de não ser a mesma história do jogo, o anime usa muitos acontecimentos do enredo do jogo, mas também a acontecimentos exclusivos do anime, como a Liga Laranja, a Equipe Rocket de maneira cômica com sua obsessão pelo Pikachu.


Pokémon tem um ar quase místico entre os fãs, por causa dos seus episódios proibidos. E agora voltamos ao plano de invasão da Nintendo ao ocidente!

O anime foi criado em 1997, e seu lançamento no ocidente, pra ser mais especifico, Estados Unidos, foi abalado por um evento que manchou seu nome. No final de 97, centenas de crianças japonesas tiveram ataques epiléticos ao assistirem um episódio do anime, Porygon, o guerreiro virtual. Quando Ash seus amigos e Porygon viajam numa espécie de espaço cibernético para deter a Equipe Rocket, vários mísseis são lançados por um anti-vírus e Pikachu usa o Choque do Trovão para explodir alguns mísseis. 
Para fazer a explosão juntamente com o Choque do Trovão, foi usado por diversas vezes um efeito em que a tela piscava em vermelho e azul a uma freqüência de 12 Hz durante 4 segundos. Vários telespectadores passaram mal, tiveram visão manchada, dores de cabeça, tonturas e náuseas. E centenas de pessoas (375 meninos e 310 meninas) tiveram ataques epiléticos. Porygon só voltaria a ser lembrado durante o anime em uma passagem do episódio de número 39,sua evoluções, Porygon2 e Porygon-Z jamais seria citada em nenhum momento da série.

Conseqüências?

A atenção mundial tinha sido capturada de uma forma desagradável e no momento critico de lançamento, causando uma imensa publicidade negativa que suspendeu a produção do desenho por quatro meses. Como resolver uma merda dessas?

Bem, a idéia foi simples e genial, tratada como lendária nos currículos de propaganda e marketing. Simplesmente reduziram o nome original Pocket Monsters. A CNN, a BBC, a TIME haviam noticiado a epilepsia provocada por Pocket Monsters, não por Pokémon. Esse ninguém tinha ouvido falar, e o caminho estava novamente aberto.

O anime foi lançado pela Warner direto no seu espaço infantil mais privilegiado, o sábado de manhã. O anime foi um sucesso, aumentando assim as vendas dos jogos, game boys, começou a ser lançados álbuns, chaveiros, miniaturas, pelúcias, escova de dente, enfim, tem tudo de Pokémon, se vacilar até papel higiênico estampado (não vou detalhar essa parte de números porque é MUITO grande). Pokémon é o maior produto da cultura popular japonesa já exportada para o Ocidente.

Eu conheci Pokémon através do anime, creio que a maior parte dos fãs. Fãs não! Pokémaniacos, também conheceram através do anime. Aos poucos que tiveram a oportunidade de conhecer o jogo antes, minha eterna inveja. u.u

O anime começou a passar no Brasil em 99, conheci pela rede aberta Record. Pra minha sorte ele passava duas vezes no dia. Pela manhã, perto das 11 e repetia o episódio a tarde, às 13:30 se não me engano, e como não poderia faltar, teve figurinhas, miniaturas, salgadinhos e trocentas  coisas com a temática Pokémon pra enlouquecer as crianças da época.

Para quem quiser conferir os episódios censurados clique aqui na LISTA e para facilitar a vida de vocês, é só clicar e assistir todos eles no AnimeQ!!!. Existe também o Pokémon Trading Card Game (TCG como é mais conhecido), como o proprio nome já diz, um jogo de cartas de Pokémon, do qual entrarei em detalhes mais a frente, mas de ante mão, confiram o  www.pokemontcg.com , esse é o site oficial de Pokémon, e tem o TCG online FREE!onde você tem 4 decks temáticos liberados, podendo habilitar cartas para esses decks e depois modifica-los, mistura-los e por ai vai, entrem lá e vamos batalhar um pouco!
Abaixo segue a LISTA dos principais personagens do anime e suas temporadas com os principais acontecimentos.Bem, vou acabar aqui ou não paro de escrever sobre.




Personagens principais

Ash Ketchum (サトシ Satoshi): É o protagonista da série. Ash sonha se tornar um mestre Pokémon.

Pikachu (ピカチュウ Pikachū): Foi o primeiro Pokémon de Ash. No início, não gostava muito de Ash, mas após ser salvo pelo mesmo, se tornou o seu melhor amigo. Pikachu odeia ficar na Pokébola.

Brock (タケシ Takeshi): Antigo líder do ginásio de Pewter, ele sonha se tornar o melhor Criador Pokémon do mundo. Brock cuidava de seus vários irmãos, mas após a volta de seu pai à cidade, decidiu acompanhar Ash em sua jornada Pokémon.

Misty (カスミ Kasumi): Após ter sua bicicleta destruída por Pikachu, seguiu Ash para faze-lo pagar pela bicicleta quebrada, mas seu propósito muda no decorrer da Série Original. O que acontece é que ela demonstra ter criado profundos sentimentos que uma simples amizade com Ash. Ela adora pokémons aquáticos e tem medo de pokémons insetos, atualmente cuida do Ginásio Cerulean.


May («ハルカ Haruka): May é a primeira amiga de Ash no continente Hoenn.
Para variar, May conhece Ash depois que o Pikachu queima a bicicleta dela com um Choque do Trovão e por isso, ela decidiu por ela mesma e por Ash que eles dois viajarão juntos. Ela escolhe começar com um Tochic. May é uma garota meiga, doce, um tanto fresca, mas muito determinada! Tem um irmão mais novo chamado Max que segue jornada junto a ela. Aparece em todas as temporadas da série Pokémon Avançado, e em alguns episódios de Pokémon: Diamante e Pérola: Batalha Galácticas.

Max («ハルカ Haruka): É o irmão mais novo de May e sonha em ser um mestre pokémon, igual á Ash.

Dawn (ヒカリHikari): Ela também teve sua bicicleta destruida pelo Pikachu de Ash e sonha em ser uma top coordenadora igual sua mãe Johanna. Ela tem como pokémon inicial um Piplup.

Iris (ヒカリリIris ): Iris nasceu e foi criado na Vila de dragões. Iris se diz ser uma menina selvagem que gosta de balançar em cipós e comer frutas. Sua amiga Pokémon Axew viaja com ela em seu cabelo, em vez de dentro de uma Pokébola.

Cilan (デント ): Cilan é um dos Lideres de Ginásio da região de Unova. Ele decide viajar com Ash após perder uma batalha contra o Ash.

Personagens secundários

Prof. Carvalho (オーキド博士 Yukinari Okido Hakase): É o professor da região de Kanto. Estudioso de Pokémon de Pallet Town, ele entrega aos novos treinadores um de seus Pokémons, e foi ele quem entregou o Pikachu para Ash. Cuida de todos os Pokémon de Ash que não estão com ele.

Gary Carvalho (シゲル Shigeru): Um garoto com quem Ash trombou na frente do Laboratório do Professor Carvalho e se tornou seu rival. Na série Johto, tornou-se um amigo de Ash e trabalhou com pesquisas Pokémon em Kanto, Johto e Sinnoh, onde está agora.

Antagonistas

Jessie, James e Meowth (ムサシ, コジロウ e ニャース Musashi, Kojirō e Nyāsu): São três membros da Equipe Rocket, uma organização que quer roubar os Pokémon do mundo e usá-los para fins maléficos. Acabam escolhendo o Pikachu de Ash para tentar roubar, mas sempre são interrompidos e derrotados, sempre terminando voando pelos céus. Os três podem ser considerados muito mais anti-heróis do que vilões, já que em determinadas situações se reúnem a Ash, Pikachu e os outros para combater um inimigo comum.

Giovanni (サカキ Sakaki): Líder da Equipe Rocket, também é o líder do ginásio da cidade de Veridian. Boatos dizem que ele é o pai de Ash pois seu pai desapareceu na floresta de Viridian e Giovanni é o líder de ginásio de Viridian.

Temporadas

O anime está divido em 4 sagas: a saga original de episódios (EP), Advanced Generation (AG) e Diamond & Pearl (DP) e Best Wishes (BW).

saga original de episódios (EP)
1 - Pokémon: Indigo League
•Ash e Gary começam suas jornadas pokémon recebendo um pokémon inicial do profº Carvalho.
•Misty e Brock juntam-se a Ash em sua jornada.
•Jessie e James começam começam a persiguição de Pikachu.
•Ash conquista as 8 insígnias de Kanto.
•Ash e Gary participam da liga em Kanto, Gary fica no top 32 e Ash no top 16.

2 - Pokémon: The Adventure in the Orange Islands
•Ash conhece a Profª Ivy nas Ilhas Laranja e recebe a Pokébola GS.
•Brock permanece com a profª Ivy, deixando Ash e Misty.
•Ash e Misty conhecem Tracey que decide juntar-se a eles.
•O Charizard de Ash começa a obedecê-lo.
•Ash conquista as 4 insígnias da Liga Laranja.
•Ash se torna o campeão da Liga Laranja.

3 - Pokémon: The Johto Journeys
•Tracey deixa o grupo, ficando com profº Carvalho, enquanto Brock retorna ao grupo.
•Ash e Gary partem para participar da liga Johto.
•Ash e seus amigos conhecem Casey e o profº Elm.
•Ash conquista 2 insígnias da Liga Johto.
•Ash entrega a pokébola GS a Kurt.

4 - Pokémon: Johto League Champions
•Ash e Casey participam do concurso de caça aos insetos no Parque Nacional.
•Personagens antigos como Todd e Duplica fazem aparições especiais.
•Ash conquista mais 3 insígnias da Liga Johto, totalizando 5.

5 - Pokémon: Master Quest
•Ash e Misty participam do torneio nas Ilhas dos Redemoinhos
•Ash conquista mais 3 insígnias, conseguindo todas as 8 insígnias necessárias para participar da Liga Johto.
•Ash derrota Gary na liga, Gary fica no top 16 e Ash no top 8.
•Ash, Misty e Brock se separam.
•Ash deixa seus pokémons com profº Carvalho e parte para Hoenn apenas com Pikachu.


Advanced Generation (AG)
6 - Pokémon Advanced
•Ash chega em Hoenn e conhece May e o profº Birtch.
•May e seu irmão Max juntam-se à jornada de Ash, com Brock entrando no grupo também.
•May decide ser coordenadora e competir nos Concursos Pokémon.
•Ash e seus amigos conhecem as equipes Aqua e Magma.
•Ash conquista 2 insígnias da Liga Hoenn.

7 - Pokémon: Advanced Challenge
•Misty e profº Carvalho fazem uma aparição especial.
•May conquista 3 fitas de Hoenn.
•Ash conquista mais 3 insígnias da Liga Hoenn, totalizando 6.

8 - Pokémon: Advanced Battle
•Ash e seus amigos derrotam as equipes Aqua e Magma com a ajuda de Lance.
•May conquista mais 2 fitas de Hoenn e participa do Grande Festival de Hoenn, ficando no top 8.
•Ash conquista as 2 insígnias restantes e participa da liga Hoenn, ficando no top 8.
•Ash, Brock, May e Max partem para uma jornada em Kanto.
•Ash conhece Scott e a Batalha da Fronteira e ganha seu 1º símbolo da fronteira.
•May conquista 1 fita de Kanto.

9 - Pokémon: Battle Frontier
•May conquista mais 4 fitas de Kanto e participa do Grande Festival de Kanto, ficando no top 4.
•Ash conquista mais 6 símbolos da fronteira, vencendo assim a Batalha da Fronteira.
•May decide que vai participar dos concursos em Johto enquanto Max volta para casa, Brock também se separa.
•Ash deixa seus pokémons com profº Carvalho e parte para Sinnoh apenas com Pikachu  - e Aipom, que o seguiu.


Diamond & Pearl (DP) 
10 - Pokémon: Diamond and Pearl
•Ash conhece o profº Rowan, Dawn - sua nova companheira de viagem, e Paul - seu novo rival.
•Brock aparece novamente e segue jornada ao lado de Ash e Dawn.
•Ash e seus amigos conhecem a Caçadora J e a Equipe Galática, os novos vilões.
•Eles conhecem também Nando, Zoey, Kenny e Conway, novos rivais.
•Dawn conquista 1 fita de Sinnoh.
•Ash conquista 2 insígnias da Liga Sinnoh.

11 - Pokémon Diamond & Pearl: Battle Dimension
•May faz uma aparição especial e revela ter 3 fitas de Johto.
•Personagens como Reggie, Angie e Barry aparecem.
•Dawn conquista mais 2 fitas de Sinnoh, totalizando 3.
•Ash conquista mais 3 insígnias da Liga Sinnoh, totalizando 5.
•Jessie conquista 2 fitas de Sinnoh.

12 - Pokémon Diamond & Pearl: Galactic Battles
•Personagens como Ursula, Palmer e Lyra aparecem.
•Brandon, da Pirâmide de Batalha, faz uma aparição especial.
•Com a ajuda de Gary, Cynthia e Looker, a Caçadora J e a Equipe Galática são finalmente derrotados.
•Dawn conquista mais 1 fita de Sinnoh, totalizando 4.
•Ash conquista mais 2 insígnias da Liga Sinnoh, totalizando 7.
•Jessie conquista sua 3ª fita de Sinnoh.

13 - Pokémon Diamond & Pearl: Sinnoh League Victors
•Dawn, Jessie, Nando, Ursula, Zoey e Kenny conseguem todos 5 fitas de Sinnoh cada um.
•Ash, Paul, Barry, Nando e Conway conseguem todos 8 insígnias de Sinnoh cada um.
•No Grande Festival de Sinnoh, Kenny é desqualificado antes do 1º round, Ursula fica no top 8, Nando e Jessie no top 4, Dawn é vice-campeã e Zoey fica no 1º lugar.
•Na Liga Sinnoh, Nando perde na 1ª rodada, Barry e Conway ficam no top 16, Paul no top 8 e Ash no top 4.
•Dawn permanece em Sinnoh enquanto Ash e Brock voltam para Kanto, onde se separam.


Best Wishes (BW)
14 - Pokémon: Black and White
•Ash, Delia e profº Carvalho fazem uma viagem para Unova, apenas Pikachu vai com Ash.
•Ash conhece a profª Juniper e Trip - seu novo rival - e decide ficar em Unova para participar de mais uma liga.
•Jessie e James aparecem com novos uniformes e estão em Unova em missão dada por Giovanni.
•Iris e Cilan são os novos companheiros de viagem de Ash.
•Ash e os outros conhecem Bianca, Georgia, Burgundy e Stephen, novos rivais.
•Ash conquista 3 insígnias da Liga Unova.


15 - Pokémon Black & White: Rival Destinies
•Personagens como Alder e Cedric aparecem.




Bem pessoal, é isso. Comentem, curtam, compartilhem, xinguem muito no twitter e ajude também a divulgar. Até a próxima.
Por: Bergman Chan 

2 comentários:

  1. =) Muito legal. Me fez matar a saudade da história. Nostalgia!
    Valeu. Keep calm and post mais! kkk!

    ResponderExcluir

;